O Projecto

Home » O Projecto

Reach for Polymers

A regulamentação da Comunidade Europeia REACH (CE 1907/2006) entrou em vigor em 1 de Junho de 2007. Este documento regula o Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas e já teve um impacto significativo na indústria de polímeros.

O objectivo do REACH é assegurar um elevado nível de protecção da saúde humana e do ambiente através da identificação prévia das propriedades intrínsecas das substâncias químicas. Assim a competitividade e a capacidade de inovação da indústria química da EU sairá certamente reforçada.

Os benefícios potenciais do sistema REACH são evidentes e amplamente reconhecidos, e são obtidos gradualmente à medida que mais e mais substâncias vão sendo integradas no regulamento. No entanto, e devido ao facto das medidas serem tão restritivas, o REACH é visto como algo complexo e, consequentemente, difícil de implementar. Como resultado, surgiram fontes de informação online e off-line com serviços de apoio REACH. Trata-se essencialmente de acções bem intencionadas, mas algumas procuram explorar a falta de recursos, conhecimento e compreensão que existe, sobretudo nas PME’s.

 

O principal objectivo do projecto REACH for Polymers é disponibilizar à indústria europeia de polímeros uma ferramenta informática baseada na experiência das empresas e com exemplos de boas práticas. Esta ferramenta será um novo, interactivo e inovador software, capaz de guiar os utilizadores através do processo de implementação da regulamentação do REACH, desde compreender as suas necessidades individuais, que testes realizar e que substâncias registar. Este objectivo responde à necessidade de aumentar o conhecimento sobre o REACH das empresas europeias de polímeros, contribuindo assim para o desenvolvimento de instrumentos inovadores relacionados com esta legislação. Acresce, que a nova ferramenta irá proporcionar uma abordagem integrada, abrangendo todos os departamentos das empresas, desde o planeamento, ao I&D, às compras, ao comercial, à produção e selecção de materiais.

 

A intenção é que a nova ferramenta se torne um líder, se não o recurso definitivo para as empresas em toda a indústria, onde quer que estejam na cadeia de valor, proporcionando-lhes um método eficiente e inovador e de fácil utilização para o cumprimento do REACH.